Apple registrou patente de dobradiça para dispositivos dobráveis que permite abrir o aparelho para os dois lados (Imagem: Emerson Alecrim/...
Patente da Apple indica que big tech pode desenvolver um iPhone dobrável com formato pouco comum, com uma única tela dobrando na parte externa
A Apple registrou em 2023 uma nova patente de dobradiça para celulares e tablets dobráveis. Dessa vez, a tecnologia patenteada pela big tech permite que os dispositivos sejam abertos em ambas as direções — deixando uma tela maior para fora. A Apple conta com registros para dispositivos dobráveis desde 2016, mas essa tecnologia difere das patentes anteriores.
Na descrição do documento, a Apple explica que a dobradiça pode ser dobrada para dentro (fechando uma tela) ou para fora, o que manteria o display maior todo para fora. Essa tecnologia já foi apresentada por outras fabricantes em dobráveis do tipo caderno/fold, mas só estreou com o Honor V Purse (que é praticamente um celular conceito). Nesse formato de tela dobrando para fora não é necessário um display externo de proporção 9:16.
Patente indica uso em iPhones, Macs e iPads
A Apple explica na patente (número 20240147644) que essa tecnologia registrada poderá ser usada para celulares, notebooks e tablets. Em outras palavras, a big tech está indicando que essas dobradiças são compatíveis com seus eletrônicos: iPhone, Macs e iPads.
Na imagem do documento, a Apple mostra um dispositivo que parece um celular. Pela proporção do dispositivo, a empresa parece exemplificar o seu uso em smartphone de flip. Contudo, isso não significa que ela está trabalhando em um iPhone Flip para rivalizar com a Samsung.
É comum que empresas registrem patentes por garantia — ou para segurar o avanço tecnológico dos rivais. Apple, Samsung, Microsoft e outras big techs costumam aplicar vários documentos do tipo por ano, mas poucas patentes realmente são lançadas. Em outros casos, apenas demoram muito para as tecnologias registradas serem implementadas.
Segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo e diversos rumores, a big tech tem mais interesse em lançar um iPad dobrável para estrear nesse segmento. O plano da Apple seria atender o público que quer um produto que fique entre o formato de tablet e de notebook (oi, iPad Pro com chip M4), necessitando de telas maiores que a do Galaxy Z Fold 5, por exemplo.
Com informações: Phone Arena, Android Headlines e Patently Apple
Nenhum comentário