Paulo Henrique Costa, presidente do BRB. Por Delmo Menezes Os recursos provenientes desse aumento de capital serão direcionados para o cre...
Por Delmo Menezes
Os recursos provenientes desse aumento de capital serão direcionados para o crescimento das carteiras de crédito comercial, imobiliário, rural e de financiamento à infraestrutura.
O Banco de Brasília (BRB) deu um passo significativo em direção à sua expansão e consolidação no mercado financeiro nacional com a aprovação de uma operação de aumento de capital privado de até R$ 1 bilhão. O anúncio, feito pelo Conselho de Administração do banco, representa um marco estratégico na trajetória da instituição, alinhado com seus objetivos de crescimento e desenvolvimento.
Desde 2019, o BRB vem traçando uma rota ascendente, contando atualmente com 7,8 milhões de clientes e uma presença consolidada em 93% do território brasileiro. Com o capital privado adicional, o banco planeja impulsionar sua expansão, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, fortalecendo sua atuação em mercados-chave e ampliando o acesso aos serviços financeiros nessas áreas.
Os recursos provenientes desse aumento de capital serão direcionados para o crescimento das carteiras de crédito comercial, imobiliário, rural e de financiamento à infraestrutura. Com isso, o BRB projeta atingir até R$ 100 bilhões de ativos totais e expandir sua base de clientes para 15 milhões nos próximos cinco anos, alçando assim uma posição de destaque entre os dez maiores bancos do Brasil.
Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, destaca a importância dessa operação para os planos ambiciosos do banco: “A operação é um passo crucial para o BRB em sua missão de se tornar um dos dez maiores bancos do Brasil nos próximos cinco anos. Com esse aumento de capital privado, o BRB planeja dobrar sua base de clientes, o volume total de ativos e sua carteira de crédito, consolidando sua posição como uma força motriz no desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua”.
A injeção de capital privado permitirá ao BRB expandir sua rede de agências e serviços digitais e ainda fortalecer seus programas de responsabilidade social e projetos de impacto comunitário.
“Como banco público, o crescimento do BRB beneficia Brasília, uma vez que aumenta a capacidade de financiamento do desenvolvimento social e humano, impulsiona os mais diversos setores da economia, e possibilita maior incentivo ao esporte, cultura e lazer”, explica o presidente do Banco.
Além do impacto econômico, o BRB ressalta o compromisso social embutido nessa estratégia de expansão. A injeção de capital privado permitirá ao banco ampliar sua rede de agências e serviços digitais, bem como fortalecer programas de responsabilidade social e projetos de impacto comunitário. Como banco público, o crescimento do BRB também reflete positivamente em Brasília, promovendo o financiamento do desenvolvimento social e humano, impulsionando setores diversos da economia e incentivando áreas como esporte, cultura e lazer.
A operação de aumento de capital será conduzida por assessores financeiros, já contratados para a operação de RE-IPO do BRB, que será lançada quando as condições de mercado forem favoráveis. Isso possibilitará, ainda, um aumento da capacidade operacional do banco para suportar o crescimento previsto em atividades de crédito e aquisições estratégicas.
A aprovação da operação foi comunicada ao mercado por meio de Fato Relevante e está em conformidade com o estatuto social do Banco. O aumento de capital será direcionado exclusivamente aos acionistas do BRB e o aporte de recursos será privado.
Da Redação do Portal de Notícias com informações do site Agenda Capital
Nenhum comentário