Ação ocorrerá nesta segunda-feira (3), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF; as 12 primeiras edições do evento prestaram, juntas, quase 15 mil...
Ação ocorrerá nesta segunda-feira (3), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF; as 12 primeiras edições do evento prestaram, juntas, quase 15 mil assistências.
A 13ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) vai oferecer serviços gratuitos de ginecologia, psicologia e fisioterapia, em parceria com o Centro Universitário de Brasília (Ceub). A ação será realizada nesta segunda-feira (3), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A iniciativa é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A instituição de ensino superior vai disponibilizar duas ginecologistas e serviços de psicologia para acolher as demandas das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social. A parceria oferecerá, ainda, atendimentos de fisioterapia e orientações para a prevenção e o cuidado da saúde feminina. Os serviços serão disponibilizados no período matutino.
“Ao unir forças para proporcionar serviços essenciais de saúde para o público feminino, as instituições não apenas melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas, mas também promovem a equidade e fortalecem a rede de proteção”.
Emmanuela Saboya, subdefensora pública-geral
O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente. Durante as 12 primeiras edições do evento, realizado desde maio de 2023, foram prestadas quase 15 mil assistências. A cada mês, novas parcerias são firmadas com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais, econômicos e violência.
Para a coordenadora do evento e subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya, a parceria com o Ceub é uma iniciativa valiosa. “Ao unir forças para proporcionar serviços essenciais de saúde para o público feminino, as instituições não apenas melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas, mas também promovem a equidade e fortalecem a rede de proteção, exemplificando como ações integradas e colaborativas podem ter um impacto significativo na promoção da justiça social e na redução das desigualdades”, defendeu.
Atendimentos
O Dia da Mulher oferece diversos serviços gratuitos para atender o público feminino em várias áreas. No campo jurídico, a iniciativa oferta atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial.
Na área da educação, são disponibilizadas vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz, de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A ação também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realiza cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). A entidade oferece ainda, pela Carreta da Beleza, serviços voltados à autoestima da mulher como design de sobrancelhas e corte de cabelo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) oferta vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o orograma de microcrédito Prospera.
Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também estão presentes no evento. A Secretaria da Mulher participa da iniciativa com a entrega de kits e panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibiliza atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, além da distribuição de materiais informativos. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por sua vez, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), presta apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares.
Na área da saúde, as mulheres em situação de vulnerabilidade social participantes do projeto contam com mamografias, exames citopatológicos e consultas odontológicas, além de exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres de 30 a 49 anos. Também será possível aferir a pressão ocular. Ainda na área da saúde, a Secretaria de Saúde oferece vacinação contra hepatite B e tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), febre amarela e DT (difteria e tétano).
A Secretaria da Pessoa com Deficiência disponibiliza o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participa do evento e realiza atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), oferta a prestação de serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 100 senhas. E a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai distribuir água potável ao longo do evento.
Da redação do Portal de Notícias com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal
Nenhum comentário